AD
Header AD Image

Regularidade das chuvas vai garantir boa produção no Cuando Cubango

Read Time:3 Minute, 56 Second

Os camponeses na província do Cuando Cubango perspectivam na presente campanha agrícola 2024/2025 uma boa produção de cereais, tubérculos e hortaliças, tendo em vista a regularidade das chuvas nos últimos dias que dão este indicador.

Fonte: jornal de Angola

Ao Jornal de Angola, o camponês Bernardo Mundambi disse que as chuvas que estão a cair praticamente todos os dias dão garantias que todos os agricultores que cultivam a terra terão, no final desta campanha, uma boa safra em comparação com os últimos três anos em que a província foi severamente assolada pela estiagem.
Esta situação, apontou, fez com que os níveis de produção estivessem abaixo dos 70 por cento e muitos habitantes, sobretudo nos municípios do Cuangar, Calai, Dirico, Rivungo e Mavinga estão a enfrentar até hoje uma fome severa.
Bernardo Mundambi, de 57 anos, residente na comuna do Jamba Cueio, em Menongue, afirmou que nesta época agrícola devido à frequência das chuvas que se fazem sentir logo no início da campanha dão bons indicadores de produção.
“As quedas pluviométricas estão a proporcionar um óptimo crescimento das plantas que em alguns casos já atingiram entre 40 a 50 centímetros de altura, com maior realce para as plantações de milho, massambala e massango”, disse.
João Ndala, agricultor do Cuito Cuanavale, valorizou que a iniciativa da criação das Escolas de Campo, pelo Ministério da Agricultura e Florestas, visa a implementação de novas técnicas de cultivo para os agricultores a nível da província e em particular da sua circunscrição.
Boa expectativa
O soba da comuna do Caiundo, Gabriel Lihunga, aguarda com inúmeras expectativas a colheita dos produtos do campo na presente campanha agrícola, tendo em conta as quedas pluviométricas que caem com muita regularidade nos últimos dias.
Gabriel Lihunga disse que a maior parte dos camponeses, apesar de terem já lançado as sementes à terra continuam a aumentar as áreas de cultivo perspectivando uma safra melhor em relação às temporadas anteriores.
Segundo o soberano do Caiundo as sementes e outros inputs agrícolas que receberam recentemente para dinamizar a produção agrícola a nível local, a quantidade é ínfima para cobrir as necessidades que as famílias camponesas enfrentam para o aumento das áreas de cultivo e diversificar a economia nacional.
Projecto MOSAP III
O administrador da comuna do Caiundo, Manuel Mora Jamba, disse que as famílias camponesas da sua circunscrição, além do apoio que receberam por parte da Administração Municipal de Menongue, foram abrangidas também no projecto MOSAP III, que conta com inúmeros benefícios.
O projecto MOSAP III envolveu cerca de 500 camponeses nas Escolas de Campo, além de aprenderem novas técnicas agrícolas, foram adicionados no projecto com apoio de sementes e com valores monetários que permitiu que adquirissem moto-bombas, insumos e outros inputs agrícolas para a dinamização da produção.
Manuel Mora Jamba disse que na presente campanha agrícola estão envolvidas mais de duas mil famílias camponesas, algumas delas da comunidade Khoisan, numa área de cultivo de aproximadamente quatro mil hectares de terras aráveis.
No Pólo Comunitário do Likola, na comuna do Caiundo, com aproximadamente mil hectares é uma das promessas agrícolas que a referida circunscrição dispõe para dinamizar a agricultura, visando a redução da fome e da pobreza.
Mais sementes  
O administrador municipal de Menongue, Roberto Biwango, respondeu ao clamor das famílias camponesas das comunas do Caiundo e Jamba-Cueio, onde procedeu à entrega de 12 toneladas de sementes diversas, meios e inputs agrícolas.
Roberto Biwango prometeu ainda o número de inputs e sementes com os recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento Local, Combate à Fome e à Pobreza, de forma a beneficiar camponeses associados em cooperativas e individuais.
“A Administração Municipal vai continuar a mobilizar recursos necessários para apoiar as populações camponesas com mais charruas de tracção animal com sementes, insumos e outros inputs para potenciar a agricultura familiar que representa 70 por cento da produção anual.
Os meios entregues às comunidades camponesas, demonstra a clara convicção do Governo em satisfazer as necessidades das comunidades que têm a missão de trabalhar a terra para produzir alimentos do campo, no âmbito da agricultura familiar.
Campanha agrícola
Roberto Biwango disse que a nível do município de Menongue, a presente campanha agrícola 2024/2025, aberta em Outubro, envolve cerca de 66.902 famílias, numa área de 133.804 hectares, onde estima-se colher um total de 107.043 toneladas de produtos diversos, com maior realce aos cereais.
Fez saber que estão igualmente abrangidas 110 cooperativas, 260 associações agrícolas e nove fazendas, distribuídas nas quatro comunas, nomeadamente de Menongue, Missombo, Caiundo e Jamba-Cueio.
No âmbito do MOSAP III, a nível do município de Menongue foi criado um universo de 186 Escolas de Campo, com a missão única de aprimorar novos conhecimentos às famílias camponesas para a melhoria das técnicas agrícolas.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post Ministro do Interior suspende curso do SME
Next post Largo dos Ministérios: Edifício de nove andares volta a registar tremor