AD
Header AD Image

Exposição “Monami” cria ponte cultural

Read Time:1 Minute, 43 Second

A exposição “Monami”, do artista plástico angolano Alberto Funda, está patente na galeria de Artes Motiró, no Estado da Bahia, no Brasil, comportando 16 obras, que apresentam uma proposta inovadora e proporcionam um encontro entre diferentes formas de expressões artísticas e culturais.

Em “Monami”, inaugurada a 23 deste mês e que ficará aberta ao público até o dia 7 de Dezembro próximo, Alberto Funda encanta os visitantes ao propor um diálogo íntimo entre o espectador e o seu universo criativo.
“Mais do que uma mostra estética, a exposição celebra a arte como uma ponte cultural que une histórias e sensibilidades de diferentes origens”, defendeu o artista, que partilha a experiência na Comunidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.
Composta por 16 obras vibrantes, “Monami” explora o poder e a essência da família africana. Desde o milagre da gestação até a conexão profunda entre pais e filhos, as pinturas são uma homenagem à maternidade e à paternidade.
Os traços do artista, marcados por rostos de animais, simbolizam a energia protectora e as vibrações universais, enquanto o uso intenso das cores guia o espectador por uma jornada de introspecção e emoção.
A escolha do termo reforça a narrativa da exposição, que destaca a relação entre pais e filhos como pilar central da sociedade africana, por isso recorre a palavra “Monami”, que em kimbundu significa filho.
Na abertura da exposição contou com a apresentação especial do Coral Musical, formado por estudantes do Colégio Henrique Brito, que proporcionou um encontro entre diferentes formas de expressão artísticas e culturais.
Alberto Funda é natural de Luanda e traz nas suas obras um vibrante jogo de cores, que se destaca como elenco central da sua produção, sem se limitar a escolas ou correntes artísticas específicas. O artista apresenta uma abordagem que mistura espontaneidade e técnica, resultando de uma trajectória marcada por aprendizado e experimentação.
O angolano formado em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada de Lisboa, começou a desenhar ainda criança, inspirado pelo tio que trabalhava com murais religiosos. Em 2018 decidiu aprofundar-se na pintura, consolidando a sua carreira com exposições regulares.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post Certificados 137 estabelecimentos comerciais na província do Zaire
Next post Agrónomos discutem problemáticas do sector