Moçambique: Mondlane rejeita possibilidade de repetição das eleições
O candidato presidencial Venâncio Mondlane afirmou esta segunda-feira que o recurso apresentado ao Conselho Constitucional “apresenta fortes fundamentos” da sua “vitória inequívoca”, pelo que rejeita a possibilidade de repetição das eleições gerais de 09 de Outubro.
Dois dos quatro candidatos presidenciais, Lutero Simango, que é também presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e Ossufo Momade, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), os atuais dois maiores partidos da oposição em Moçambique, já exigiram a anulação do processo eleitoral e a repetição das eleições, alegando fraude e diversas irregularidades.
Sobre o assunto, o professor universitário moçambicano, Arsénio Cuco pensa que, o que está em causa das manifestações vão além das eleições, os jovens moçambicanos estão a aderir as manifestações devido a uma série de frustrações sociais mal resolvidas.
O académico disse não ter dúvidas da vitória da FRELIMO, mas vê a democracia em perigo no parlamento, onde o partido no poder terá 195 assento, transformado Assembleia de um único partido, o que não é bom para o processo democrático, dai aderência das populações nos protestos.
Já, o cientista político, Eurico Gonçalves, reconhece que a campanha eleitoral naquele país do indico foi renhida, e esperava por um resultado apertado, e defende a recontagem dos votos, Eurico, questiona por outro lado o papel dos observadores internacionais.
About Post Author
Tibércio de Jesus Gonçalves
Relacionado
Mais noticias
Coreia do Sul: Polícia faz buscas no Gabinete do Presidente
Uma unidade especial de investigação da polícia da Coreia do Sul disse hoje ter efectuado buscas na sede da polícia...
Ministra da Saúde trabalha no Brasil
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, encontra-se, desde segunda-feira, no Brasil, para uma visita de trabalho de três dias. Durante...
Kopelipa e Dino vão hoje a julgamento
Os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” começam a ser julgados hoje, às...
Tropas israelenses perto de Damasco, dizem seguranças sírias, após ataques aéreos israelenses atingirem bases sírias
DAMASCO, 10 de dezembro - Uma incursão militar israelense na Síria atingiu cerca de 25 km (16 milhas) a sudoeste...
Síria: “queda de Assad era de esperar”, diz analista
Crise na Síria: o paradeiro do Presidente daquele país, sua esposa e dois filhos é dado como incerto, quando dezenas...
Governador do Namibe quer certificação do Aeroporto Welwitschia Mirabilis em 2025
O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, defendeu em Moçâmedes, a necessidade de ver concluída, em 2025, a certificação...
Average Rating