Acordos assinados entre Angola e outros Estados devem se reflectir na vida das famílias, diz analista
O ministro das Relações Exteriores adiantou esta sexta-feira, em Mascate, capital do Sultanato de Omã, que Angola e aquele país vão assinar, nas próximas semanas, mais dois acordos de cooperação, com vista a criar melhores condições para os investimentos nos dois países.
Téte António, que apresentava à imprensa angolana o balanço da visita de Estado de dois dias do Presidente João Lourenço a Omã, sublinhou que os dois países pretendem assinar vários instrumentos jurídicos como a isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, acrescentando, também que será necessário facilitar a circulação dos homens de negócios não portadores destes tipos de passaportes.
Os dois países sinalizaram antes, isto na quinta-feira, o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura, em Mascate, de quatro instrumentos jurídicos, sendo dois acordos para a área dos diamantes, um memorando de entendimento para o sector dos Petróleos e um outro entre o Ministério das Finanças de Angola e o Banco de Investimentos do país do Médio Oriente.
O primeiro acordo é para a aquisição de participação nas minas de diamantes de Catoca e Luele, em Angola, e o segundo de parceira entre a empresa angolana Endiama e o Ma’aden Investiment Group.
O Memorando de Entendimento para a Exploração de Oportunidades de Cooperação no sector dos Petróleos foi assinado entre o ministro Diamantino Azevedo e o representante do Grupo X e vai permitir a criação de oportunidades de negócios nos vários segmentos da indústria petrolífera, desde a prospecção, produção e refinação de petróleo, ao armazenamento e petroquímica.
E o politólogo Almeida Pinto defendeu a necessidade da materialização urgente da assinatura dos acordos celebrado entre o Estado angolano e outros países, para melhoria de vida das famílias.
O especialista encorajou o Chefe de Estado João Lourenço a persistir nesta agenda diplomática que visa essencialmente a captação de investimentos privados, e não só, mas alertou, por outro lado, para a urgência da sua realização material.
O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã deste sábado, 21, a cidade de Mascate, em Omã com destino a Luanda.
A missão, segundo a Presidência da República no Facebook, terminou com resultados valorizados pela delegação presidencial, sobressaindo os acordos assinados nos domínios das finanças e da exploração petrolífera.
Average Rating