Natal representa o nascimento de Jesus
Read Time:2 Minute, 20 Second
O Natal para os cristãos representa o nascimento de Jesus, que assumiu a natureza humana e trouxe o cumprimento das profecias descritas na palavra do Senhor, afirmou o padre Correia Hilário, pároco da Igreja da Nazaré.
Segundo o sacerdote, nesta época, há oportunistas que aproveitam para sobrefacturar os produtos alimentares e os artigos ligados ao Natal.
Sobre a inversão de valores, explicou que a Igreja ensina, educa e orienta as pessoas na formação integral do homem. “Ninguém nasce estragando coisas. Precisamos apostar na formação e orientação do homem dentro dos princípios social e espiritual, no sentido de inverter o quadro”, apelou.
O pároco recomendou às famílias que estejam mais unidas na partilha, solidariedade e na compaixão de Cristo para que não falte a ninguém o necessário na celebração da quadra festiva. Quanto à preparação para a comemoração do Dia da Família e do nascimento de Jesus, enfatizou que a Igreja Católica prepara o Natal em quatro semanas, para que os fiéis possam vivenciar os momentos que antecedem a data, também chamado “tempo do Advento”.
Momento de reconciliação
A Igreja Metodista Unida considera que a ceia de Natal é um momento solene que reúne as famílias, salientando que é um momento de reconciliação, esperança e alegria.
Segundo o pastor da Igreja Metodista Unida de José Catumbela Lima, Sebastião Agostinho, o Natal de hoje nos obriga a ter mais responsabilidade porque, infelizmente, as famílias estão mais desunidas do que nunca.
“Actualmente, o Natal está mais para a família nuclear, somente pai, mãe e filho. São poucos os que se reúnem com os pais, avós e outros membros”, lamentou.
“Nós, os metodistas, olhamos o Natal como o nascimento do Messias. Quando chega o 25 de Dezembro, fazemos aquela reunião conjunta, para relembrar os primórdios, quando Jesus nasceu”, disse.
O pastor aconselha aos fiéis a buscarem constantemente a Deus. “As famílias devem e têm que permanecer unidas, porque uma das tarefas do inimigo é destruir”, apelou.
Hábitos de poupança
O economista Paulo Machado aconselhou as famílias a cultivarem, desde cedo, o hábito de poupança, sejam quais forem os seus rendimentos.
Segundo o economista, é essencial evitar dívidas e gastos desnecessários, devendo limitar-se ao necessário.
Momento de reflexão
A psicóloga Domingas Tabu disse que a ceia de Natal é um momento de reflexão, gratidão, esperança, união e amor. “É uma ocasião em que as famílias se juntam para celebrar o Dia da Família, e muitas aproveitam para lavar a roupa suja”, disse.
Em declarações ao Jornal de Angola, realçou que a verdadeira alegria da ceia de Natal está no encontro familiar de pessoas queridas que por conta da distância nem sempre conseguem estar juntas.
“Há felicidade em voltar à casa da mãe com todos os filhos, netos, genros e noras numa conversa animada e divertida e haver troca de experiências”, sublinhou.
Average Rating