Petro e 1.º de Agosto exercitam clássico
Read Time:2 Minute, 0 Second
As equipas do Petro de Luanda e do 1.º de Agosto esmeram-se para a disputa do primeiro clássico de 2025, agendado para sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, partida de acerto de calendário, referente à sétima jornada do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, Unitel Basket.
Inicialmente marcado para o dia 4, o desafio entre os dois maiores emblemas do país foi adiado a pedido dos tricolores da capital. Ontem, os dois conjuntos começaram a esboçar a preparação para o embate de maior cartaz, que promete capitalizar as atenções dos amantes da modalidade.
Das oito jornadas disputadas até ao momento, os pupilos de Sergio Valdeolmillos realizaram apenas cinco, tendo, consequentemente, passado mais tempo parados em relação aos comandados de Lazare Adingono.
À semelhança do treino de ontem, os petrolíferos regressaram ao pavilhão do ISPTEC, com foco na readaptação física, técnica e táctica. O principal objectivo foi reacender o ritmo competitivo dos jogadores, de forma a garantir uma transição segura e eficiente para os treinos mais intensos nos próximos dias.
Um aquecimento dinâmico de 20 minutos, envolvendo alongamentos, exercícios cardiovasculares leves e dribles básicos com bola, para permitir aos atletas reconectarem-se com os fundamentos do jogo, deverá nortear o treino de hoje.
A componente física, com trabalho moderado, exercícios de mobilidade e circuitos de resistência aeróbica, não deve ser descurada, considerando os 14 dias de interregno dos campeões nacionais.
Do lado contrário, os militares também preparam ao detalhe a visita ao reduto do arqui-rival, cientes das dificuldades. Com um plantel composto por jovens, o 1.º de Agosto enfrentará um conjunto mais experiente e com jogadores capazes de fazer a diferença em momentos-chave da partida.
Adingono deve centrar a sessão nos aspectos técnicos e tácticos, incluindo revisão de dribles com controlo de bola, passes e lançamentos, além de simulações de transições rápidas em quadra. No trabalho táctico, espera-se a execução de jogadas padronizadas de 5 contra 5, com intensidade controlada, visando reforçar a comunicação e o entrosamento entre os atletas.
No mesmo dia, mas para a nona jornada, acontecem as seguintes partidas: Clube Amigos de Benguela-Sporting de Luanda B, Casa do Pessoal do Porto do Lobito-Petro B, Vila Clotilde B-Sporting de Luanda e Interclube-Akyra Academy.
A classificação é liderada pelo Sporting B, com 13 pontos, seguido pelo Vila Clotilde (12) e Petro de Luanda, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Average Rating