Equipa Económica do Governo avalia obras do novo Aeroporto Internacional de Cabinda
Read Time:2 Minute, 29 Second
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, avaliou, na sexta-feira, a execução das obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Cabinda, que inicia as operações em 2027.
Na ocasião, o director de construção da empresa Odebrecht Angola, Isaque Gomes, explicou que apesar da primeira pedra para a construção do novo Aeroporto Internacional de Cabinda ter sido lançada em Maio de 2023, durante o período de ano e meio foram desenvolvidos trabalhos ligados ao estudo de impacto ambiental e geotécnico.
Apenas em Novembro de 2024, a Odebrecht Angola, empresa encarregue de executar as obras de construção, recebeu o financiamento, tendo por isso iniciado os trabalhos em Dezembro.
O responsável avançou que neste momento decorrem trabalhos de construção dos estaleiros, desmatamento, remoção e substituição do solo para a construção da pista de pouso e descolagem, cuja execução física está na ordem dos 4,5 por cento e a financeira nos 14,49 por cento.
Infra-estrutura
O novo Aeroporto Internacional de Cabinda terá uma capacidade para atender, na hora de ponta, um fluxo de cerca de 700 passageiros domésticos e 500 internacionais.
O projecto está enquadrado no Plano Director Nacional do sector dos Transportes, e terá uma capacidade para receber 670.722 passageiros por ano e 12.635 voos.
A infra-estrutura está a ser construída na comuna de Malembo, 35 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, numa área de 860 hectares, cujo prazo de execução é de 48 meses, e está a cargo da Odebrecht Angola.
O novo aeroporto é um investimento de 245 milhões de euros, que depois de concluído vai dispor de uma pista de pouso e decolagem com 3.500 metros de comprimento e 45 metros de largura, um terminal de passageiros, com uma área de 12 mil metros quadrados, torre de controlo, quartel de bombeiros, edifício de Polícia e administrativo, edifício de suporte terrestre GSE, terminal de carga, parque de estacionamento de veículos e estacionamento para aeronaves.
Depois de concluído, o novo Aeroporto Internacional de Cabinda estará preparado para receber e parquear em simultâneo uma aeronave do tipo código E Boeing 777 e duas aeronaves do tipo código C (Boeing 737) ou quatro aeronaves do tipo código C ou aeronaves de outros fabricantes com as mesmas dimensões.
A área onde estão a ser executadas as obras de implantação do novo Aeroporto Internacional de Cabinda foi completamente desminada e efectuados os estudos de impacto ambiental e geotécnico. O novo empreendimento aeroportuário internacional terá um impacto positivo não apenas para o crescimento socioeconómico da província, mas para todo o país, atendendo a demanda do transporte de pessoas e bens, assim como deverá impulsionar as trocas comerciais.
Com esta infra-estrutura, a região está a ser preparada para entrar na rota internacional de navegação aérea, levando Angola para todos os cantos do mundo.
O acto de consignação e de lançamento da pedra de construção das obras do novo Aeroporto Internacional de Cabinda realizou-se em Maio de 2023.
Average Rating