AD
Header AD Image

Escritora Maria Celestina Fernandes homenageada pela dedicação às letras

Read Time:2 Minute, 35 Second

A escritora Maria Celestina Fernandes será a homenageada, sábado, em Luanda, na sua residência, na próxima edição do projecto literário “50 anos, 50 homenageados”, uma iniciativa da Biblioteca A.S Leituras.

A intenção do projecto visa homenagear 50 escritores angolanos, no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro do ano em curso, pelo contributo prestado à literatura infanto-juvenil.
À escritora Maria Celestina Fernandes será entregue um certificado de mérito, um troféu e um quadro com o seu retrato, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolve em prol da literatura angolana, no geral, e da literatura infanto-juvenil, em particular.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o coordenador da Biblioteca AS Leituras, Aniceto da Silveira, exprimiu um sentimento de respeito e valorização por tudo que a escritora tem feito ao longo de mais de três décadas dedicadas às letras. “É uma grande escritora, com uma trajectória admirável, por isso merece o reconhecimento da sociedade angolana”, destacou.
A iniciativa das homenagens, segundo o responsável, surgiu da ideia de suscitar ao público-leitor o reconhecimento dos precursores da literatura infanto-juvenil e, consequentemente, incentivar o hábito de leitura, sobretudo nas crianças.
Actualmente, observou, existem cada vez menos instituições que se dedicam a promover actividades lúdicas voltadas para as crianças e adolescentes. “Precisamos de mais espaços e actividades que
ajudem a promover e a incentivar as nossas crianças e jovens ao gosto pelos livros e à leitura, por existirem poucos concursos lúdicos que incentivem a criatividade da sociedade angolana”, defendeu.
O surgimento e aperfeiçoamento das novas tecnologias de informação, disse, veio de certa forma retirar o espírito de imaginação e criatividade das crianças que estão a ler menos livros infantis.
A primeira homenageada do projecto foi a escritora Cremilda de Lima, e agora pretende-se reconhecer os feitos da escritora Maria Celestina Fernandes. Entretanto, da lista constam, igualmente, nomes como Maria Eugénia Neto, Dario de Melo, Gabriela Antunes, Rosalina Pombal, Pepetela, Kudijimbe, Kanguimbu Ananaz, Akiz Neto e Marta Santos. “ Sinto-me feliz por nós, enquanto jovens, estarmos a fazer alguma coisa em reconhecimento dos feitos dos mais velhos, um projecto pensado para homenagear figuras da literatura angolana”, disse.
Percurso dedicado à literatura infantil
Maria Celestina Fernandes, nascida a 12 de Setembro de 1945, é uma autora infantil angolana. Além de escrever poesia e contos, teve carreiras anteriores como assistente social e advogada. Ganhou vários prémios, incluindo o Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, Prémio Caxinde do Conto Infantil e Prémio Excelência Literária (Troféu Corujão das Letras).
Maria Celestina Fernandes começou a escrever no final da década de 1980, inicialmente no Jornal de Angola e no Boletim da Organização da Mulher Angolana (OMA). Desde 1990, publicou vários livros. Em Fevereiro de 2016, participou num festival de literatura em Lisboa, Portugal, organizado pelo antigo Presidente do país, Jorge Sampaio. Maria Celestina Fernandes é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da Associação Chá de Caxinde. As suas publicações incluem “A borboleta cor de ouro”, “Kalimba”, “A árvore dos gingongos”, “A rainha tartaruga”, “A filha do soba”, “O presente, Chá de Caxinde”, entre outras.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post AIA defende ligação dos centros de produção ao Corredor do Lobito