AD
Header AD Image

VIH pode aumentar seis vezes devido corte do financiamento dos EUA

Read Time:1 Minute, 2 Second

As infecções por VIH podem aumentar mais de seis vezes, até 2029, caso o apoio norte-americano ao maior programa de combate à doença terminar, informou a directora executiva da agência das Nações Unidas para a SIDA, durante uma entrevista.

De acordo com Winnie Byanyima, as infecções por VIH têm vindo a diminuir, nos últimos anos, tendo sido registados apenas 1,3 milhões de novos casos, em 2023, um declínio de 60% desde o pico do vírus, em 1995.

Entretanto, com o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump de que os Estados Unidos iriam congelar toda a assistência estrangeira, durante 90 dias, fez saber que as autoridades estimam que, até 2029, poderão existir 8,7 milhões de pessoas infectadas pelo VIH, um aumento de dez vezes nas mortes relacionadas com a doença (para 6,3 milhões) e mais 3,4 milhões de crianças órfãs, avançou a Lusa.

“Vai custar vidas se o Governo dos Estados Unidos não mudar de ideias e mantiver a sua liderança”, referiu, acrescentando que não lhe cabe criticar qualquer política governamental.

Winnie Byanyima implorou, igualmente, à administração Trump para não cortar abruptamente o financiamento, o que, segundo ela, resultou em “pânico, medo e confusão” em muitos dos países africanos mais atingidos pelo VIH”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post Cimeira Conjunta da SADC determina: Chefias militares têm cinco dias para se reunir e decidir sobre cessar-fogo
Next post Presidente da República empossa embaixadores para novas missões