
Presidente João Lourenço testemunha investidura de Netumbo Nandi-Ndaitwah
Read Time:2 Minute, 19 Second
O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, testemunha hoje, no Palácio Presidencial, em Windhoek, a investidura da nova Chefe de Estado da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah.
O Estadista angolano integra o naipe de convidados de Alto Nível aguardados para a cerimónia, que coincide com as celebrações dos 35 anos da Independência da Namíbia, assinalados também hoje, 21 de Março.
Dados actualizados pelo Ministério da Comunicação Social local atestam que pelo menos dez dos 20 Chefes de Estado convidados confirmaram presença na cerimónia desta manhã, enquanto outras delegações estrangeiras serão representadas por Presidentes da República, Vice-Presidentes, Primeiros-Ministros, presidentes do Parlamento e ministros das Relações Exteriores.
Os países convidados são Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Quénia, Moçambique, República Árabe Saharaui Democrática, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Guiné Equatorial, Ghana, Uganda, Etiópia, Libéria, Malawi, Nigéria, Eswatini, Lesotho e Cuba.
Após o presidente do Tribunal Supremo conferir posse à Netumbo Nandi-Ndaitwah, segue-se o discurso da nova Presidente da Namíbia, antecedido da prestação de juramento à Nação. Estão previstos, também, discursos do Presidente cessante, Nangolo Mbumba, e da Chefe de Estado da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu.
Previsão de enchentes
O facto de a cerimónia coincidir com os festejos dos 35 anos de Independência do país, as celebrações adivinham-se mais intensas. Os festejos decorrem sob o lema “Além dos 35: Para um futuro próspero”.
Depois dos vários apelos lançados pelo Governo da Namíbia, através dos órgãos de comunicação social, para a adesão massiva dos cidadãos às celebrações do aniversário da Independência e da investidura da nova Presidente, prevê-se que ninguém queira ficar fora da festa.
Chove a toda a hora em Windhoek. As previsões dos Serviços Meteorológicos alertam que a cidade se manterá debaixo de fortes chuvas até domingo, dia 23 de Março. A situação tem provocado alguma preocupação às autoridades do país e aos cidadãos, que confessam nunca terem testemunhado um clima igual. O país está debaixo de chuva desde a morte de Sam Nujoma, o líder histórico da Namíbia, ocorrido a 8 de Fevereiro.
Pelas artérias da cidade, alguns cidadãos brincam connosco, aliando as chuvas a um hipotético choro do “Pai da Nação” namibiana.
“Nunca tínhamos visto tanta chuva assim. Namíbia chove muito pouco”, disse Paheja Matumo, para em seguida acrescentar que se trata de um período bastante confuso.
“É capaz de voltar a chover amanhã, no dia da cerimónia de posse da Presidente”, perspectivou.
Para a jovem Sandra Galvão, estudante angolana em Windhoek, a presença do Presidente João Lourenço na posse de Netumbo Nandi-Ndaitwah reforça as boas relações entre Angola e a Namíbia.
“É sempre bom ver o nosso Presidente neste tipo de eventos e penso que isso ajuda, ainda mais, a sustentar a cooperação entre os dois países irmãos”, disse a futura engenheira aeronáutica.
Average Rating