
UNICEF afirma que 38% das crianças até aos 5 anos em Angola estão sem registo civil
Os dados do UNICEF apontam que pelo menos 38% das crianças no país até aos 5 anos permanecem sem registo civil.
A representante do UNICEF Angola, Ana Jaco, lamentou a realidade e realçou os esforços do Executivo na inversão deste quadro.
As declarações foram avançadas aquando da Terceira Jornada Técnico-científica realizada pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA).
Para o sociólogo Agostinho Paulo, o problema às vezes não é do Estado angolano, mas sim das famílias. O especialista defendeu, por outro lado, a criação por parte das autoridades de postos de identificação civil e com menos burocracia pelo facto de muitos progenitores não possuírem documentação por motivos alheios a sua vontade.
O especialista instou o governo a olhar para esta questão com urgência e criar políticas flexíveis que visam dar maior acesso às crianças ao registo civil. Agostinho Paulo
O analista político Joveth de Sousa considerou os dados como preocupantes pelo facto o mundo estar avançado no que concerne ao registo civil.
O analista político apelou às autoridades a seguirem os exemplos de outros países sobre o registo civil, com a implantação massiva de postos de identificação nas maternidades.
O sociólogo Agostinho Paulo criticou, igualmente, o facto de 50 anos de independência, o país ainda continua enfrentar problemas como a falta de registo.
About Post Author
Tibércio de Jesus Gonçalves
Relacionado
Mais noticias
Combate ao surto da cólera vai ter reforço financeiro
A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, garantiu, ontem, em Benguela que os recursos financeiros para as acções de combate à...
Cristãos de todo o mundo celebram hoje a Ressurreição de Jesus Cristo
Hoje, todos os cristãos do mundo celebram a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que para o padre Raimundo Abreu,...
Bilhetes de Identidade entregues de porta em porta na Banga
Mais de 100 Bilhetes de Identidade foram entregues, na última quarta-feira, de porta em porta, aos respectivos utentes, na vila...
Diamantino Azevedo apela à classe jornalística a informar com coerência e verdade
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo, aconselhou, esta quinta-feira, os profissionais de jornalismo a...
Governo prevê investimento de Kz 50 mil milhões para expansão de internet no país
Com o acesso aos sistemas 3, 4 e 5G, o governo angolano está empenhado em fazer chegar a Internet a...
Arcebispo do Lubango chamado ao julgamento que tem padre como réu
O tribunal de Comarca do Lubango, na 1.ª secção, começou ontem o julgamento dos arguidos Padre Abrão Tyipa, de 80...
Average Rating