AD
Header AD Image

Inclusão das mulheres em todos os sectores é necessidade imperiosa

Read Time:2 Minute, 59 Second

A ministra de Estado para a Área SocialA ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, considerou a inclusão das mulheres em todos os sectores da vida nacional uma “necessidade imperiosa” para o desenvolvimento sustentável do país., Maria do Rosário Bragança, considerou a inclusão das mulheres em todos os sectores da vida nacional uma “necessidade imperiosa” para o desenvolvimento sustentável do país.

A governante, que falava, ontem, em Luanda, na abertura da 2.ª Conferência Anual de Jovens Mulheres Empresárias de Angola, disse não se tratar apenas de um direito, mas sim de uma necessidade imperiosa para o desenvolvimento integral da sociedade.
Maria do Rosário Bragança destacou o papel crucial das mulheres como agentes de mudança e progresso económico. “Ao garantirmos a participação activa das mulheres em todos os sectores da economia, estaremos mais próximos do sucesso na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, onde o potencial de cada indivíduo é valorizado e aproveitado”, declarou.
A ministra de Estado ressaltou ainda a importância da liderança feminina no mundo empresarial, frisando que “uma líder deve ter uma visão clara do futuro, definir metas e estratégias, transmitir confiança e valorizar novas ideias e abordagens”.
Defendeu, também, a necessidade de um ambiente colaborativo e empático para o crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres.
Entre as iniciativas governamentais voltadas para o empoderamento da juventude e da mulher, Maria do Rosário Bragança destacou o projecto “5.000 Vagas e Estágios Remunerados”, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), que tem facilitado a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Indicou, igualmente, o Programa de Igualdade de Género e o Programa de Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional, que prevê, até este ano, o aumento do número de jovens mulheres capacitadas em gestão e direitos humanos.
Facilidade no acesso ao financiamento para empreendedores
No seguimento do evento, o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Kumbi Júnior, defendeu a necessidade de se melhorar o acesso ao financiamento e reduzir a burocracia, para que os negócios de jovens empreendedores possam prosperar.
“Segundo os dados do Balcão Único do Empreendedor, 600 mil empresas são abertas por ano e 700 mil empresas são encerradas nesse mesmo período. Isto é alarmante e preocupante”, alertou.
Diante desse cenário, apelou à ministra de Estado e à secretária de Estado para que se encontrem soluções que garantam taxas de financiamento mais acessíveis e medidas concretas de apoio.
“Precisamos de uma linha de financiamento soberana para a juventude, porque queremos construir escolas, hospitais e desenvolver as nossas comunidades, mas isto só será possível se tivermos apoio”, reforçou.
Kumbi Júnior destacou, ainda, a necessidade de uma maior participação das empresas jovens nos contratos públicos. “Pedimos que, pelo menos, 20% dos contratos públicos sejam destinados às empresas jovens de cada província. Hoje, menos de 2% desses contratos chegam aos nossos empresários, e isso precisa mudar”, sublinhou.
Por outro lado, o líder associativo sublinhou que as mulheres têm sido protagonistas na construção do país e merecem ocupar todos os espaços que as suas capacidades intelectuais, psicológicas e sociais lhes permitirem. “O lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirmou, recordando figuras históricas como Njinga Mbandi e Kimpa Vita.
A conferência, organizada pela ANJE, decorreu sob o lema “Mulheres Líderes na Vanguarda do Desenvolvimento Sustentável – Inclusão, Coesão e Expansão”.
O evento, que decorreu nas instalações do Centro de Conferências de Belas, contou com a presença da secretária de Estado para a Juventude e Desportos, vice-governadores de Luanda, vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, bem como jovens empresárias de várias províncias do país.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post Exposição destaca aspectos da arte no progresso do país
Next post Combate à corrupção conta com apoio de Cuba