Escritor Manuel Rui lança hoje três obras na Livraria Mayamba
Read Time:1 Minute, 54 Second
Uma das vozes mais marcantes da literatura angolana, o escritor Manuel Rui lança, hoje, às 16h00, na Livraria Mayamba, em Luanda, três obras literárias.
Trata-se de “Onze Poemas em Novembro (Ano 10)”, “Mulher e Marido” e “O Kaputo Camionista”, títulos que reafirmam a maestria e a relevância literária de um dos mais consagrados escritores angolanos.
Segundo a nota enviada à imprensa, mais do que um livro de poemas, “Onze Poemas em Novembro (Ano 10)” é uma celebração lírica do mês da Independência de Angola, convertendo Novembro numa metáfora viva da esperança colectiva e da persistência histórica.
Neste 10.º volume da série, Manuel Rui ergue a palavra como estandarte e convoca, em versos depurados, os traços mais íntimos do espírito angolano, como a memória de luta, a dignidade quotidiana e o sonho de um amanhã que se constrói com coragem.
“Cada poema parece condensar história, afecto e resistência, oferecendo-nos não só literatura, mas também pátria em forma de verso”, lê-se na nota.
A obra de prosa “Mulher e Marido” é uma novela breve e intensa, que é, em si, um ensaio narrativo sobre o afecto, a solidão e o silêncio conjugal.
Ainda segundo a nota de imprensa, nesta obra, Manuel Rui abandona o tom épico para mergulhar no tecido doméstico da condição humana, observando um casal que habita no mesmo espaço, mas nem sempre ao mesmo tempo emocional.
“Trata-se de uma narrativa construída com economia de palavras e profundidade de sentido, na qual o autor convoca ironia, melancolia e uma estética quase minimalista para expor as fissuras do amor maduro. É um livro que aborda sobre muitos lares, mesmo quando descreve apenas um”, avança o comunicado.
Considerada a mais ousada dentre as três, em “O Kaputo, Camionista, e Eusébio”, o escritor cruza ficção, memória histórica e crítica social, como o pano de fundo do Mundial de 1966 e a figura mítica de Eusébio.
A história arranca numa boleia metafórica pela estrada colonial, com um camionista angolano que parte do Lubango e segue até ao coração da identidade portuguesa, por intermédio do futebol.
Manuel Rui Alves Monteiro nasceu no Huambo a 4 de Novembro de 1941. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal, onde exerceu advocacia e foi membro fundador do Centro de Estudos Jurídicos.
Average Rating