AD
Header AD Image

ANASO alerta para aumento de casos de VIH/SIDA em Angola: quase 30 mil infecções registadas por ano

Read Time:1 Minute, 2 Second

Cerca de 350 mil pessoas vivem actualmente com VIH/SIDA em Angola, representando uma taxa de prevalência de 2% do total da população no país.

Do número apresentado, mais de 36 mil corresponde a jovens, e deste universo, as mulheres aparecem com uma percentagem de 73%.

O assunto mereceu o comentário do presidente da Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA, Tuberculose e Malária (ANASO), que aos microfones da Rádio Correio da Kianda disse que a redução do financiamento internacional para a área social, com foco para o sector da saúde, tem comprometido seriamente a disponibilidade dos diferentes serviços, bem como da logística.

A situação, de acordo com o responsável, faz crescer o número de casos da doença, sendo que hoje são registadas 28 mil novas infecções por ano, enquanto o total de mortes chega a 13 mil pessoas.

Para responder a situação, o presidente da ANASO entende que é preciso olhar para os apoios internos, neste caso do Orçamento Geral do Estado (OGE) e das empresas com actuação no país.

Note que Angola é um dos países da região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujos números de novas infecções entre crianças e jovens, dos 0 aos 35 anos, continuam a crescer.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post Angola busca meias frente a Cabo Verde
Next post Presidente dos Emirados Árabes Unidos inicia hoje visita de dois dias a Angola