Primeiro-ministro francês demite-se em menos de um mês
O primeiro-ministro francês, Sebastien Lecornu, apresentou hoje, 06, o seu pedido de demissão a Emmanuel Macron, há menos de um mês, mais precisamente a 9 de Setembro deste ano quando assumiu o cargo, de acordo com a imprensa local.
A imprensa local avança que o presidente francês já aceitou, segundo informa o Palácio do Eliseu em comunicado.
O chefe do governo gaulês estava sob fogo cruzado das críticas da oposição e da direita depois de ter revelado, no domingo à noite, parte da sua equipa governamental.
Importa referir que o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, revelou a composição parcial do seu Governo, com o anúncio de 16 ministros e dois delegados, quase todos de centro-direita e direita, muitos deles vindos do gabinete do seu antecessor, François Bayrou.
Da oposição, as primeiras reacções foram rápidas, tanto da esquerda como da extrema-direita, que criticaram a continuidade de Lecornu e a nomeação de Le Maire, prevendo nova queda do executivo, sem pactos com outros partidos, nem apoio parlamentar que ultrapasse um voto de desconfiança, que os opositores de Macron ameaçam apresentar.
Sébastien Lecornu é o quarto primeiro-ministro nomeado no último ano por Emmanuel Macron, depois de o seu antecessor ter sido deposto pelo parlamento dividido pelas propostas de cortes na despesa pública.
Relacionado
Mais noticias
Durante o seu discurso de tomada de posse, Adão de Almeida prometeu, ainda, agir, sempre, com equilíbrio e isenção com vista a respeitar e dignificar a Assembleia Nacional.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, foi considerada culpada por permitir o uso de força letal contra manifestantes. Um tribunal...
Trump discute com Pentágono opções para possível ação militar na Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se na sexta-feira com altos responsáveis do Pentágono na Casa Branca, para discutir...
Kinshasa acolhe 84ª sessão da União Parlamentar Africana na próxima semana
A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, acolhe, de 18 a 22 de Novembro de 2025, a...
Trabalhadores de concessionária do Porto do Lobito ameaçam greve
Centenas de trabalhadores da AGL, uma das concessionárias do Porto Comercial do Lobito, ameaçam paralisar as actividades, nos próximos dias,...
Zelensky aplicou sanções a empresário envolvido em caso de corrupção
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, impôs hoje sanções ao empresário Timur Mindich acusado de orquestrar um dos maiores escândalos de corrupção...
Após pedido de libertação, Nicolas Sarkozy já saiu da prisão
Nicolas Sarkozy já estará em casa depois de, esta manhã, o Tribunal de Paris ter aceitado o seu pedido de...
Average Rating