AD
Header AD Image

Falta de água atrapalha a produção agrícola no Complexo da Quiminha

Read Time:1 Minute, 50 Second

A falta defornecimento de água é das maiores dificuldades constatadas e que impede um funcionamento normal das diferentes áreas de produção do Complexo Agro-Industrial da Quiminha, na província de Icolo e Bengo.

Por essa razão, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, deixou promessa de ser uma prioridade resolver-se nos próximos dias esse problema identificado.
O chefe da Equipa Económica do Governo esteve, ontem, em jornada de campo nas províncias de Icolo e Bengo e Luanda, a constatar o funcionamento do Pólo Agro-Industrial da Quiminha e também do Entreposto Aduaneiro E.P.
José de Lima Massano admitiu existirem outros constrangimentos menores, mas que o da captação de água, para a produção agrícola, e mesmo para o consumo das famílias, assume prioridade absoluta, porque foi isso que identificou e o que também ouviu como pedido das entidades que exploram as áreas produtivas e da administração do território.
Explicações obtidas junto dos responsáveis avançam que de uma capacidade instalada para poder atingir 20 mil toneladas de produção/ano, a oferta agrícola das Fazendas da Quiminha representam uma safra de 2 000 toneladas/ano, ou seja, apenas 10 por cento.
Em relação à força de trabalho, além da agregação da componente familiar inserida no projecto, o Pólo?Agro-Industrial da Quiminha controla 300 entidades, que gerem ao menos um hectare cada, para a produção de diversas culturas.
Gerida pela Sociedade Agrícola Mumba, desde Abril de 2022, sob tutela da Gesterra S.A, a nova “dona” apresentou, em Dezembro, uma colheita de 310 toneladas de hortícolas diversas (tomate, pimento, repolho, beringela, beterraba, gindungo e alface); e 1 845 toneladas de grãos (milho amarelo). Na componente industrial, os dados mostram uma produção integrada por uma fábrica de ração operacional, com capacidade de 15 mil toneladas/ano; têm também quatro silos para armazenagem de 4 000 toneladas de grãos diversos; uma unidade de selecção, calibragem, empacotamento de produtos e oito (8) câmaras de conservação, das quais apenas três (3) estão operacionais. Estes números resultam da actividade realizada em parceria com as empresas Sociedade Agrícola da Mumba – Agri-Mumba, que cuida da produção agrícola e gestão das infra-estruturas; e a Jampur Grupo, na produção avícola.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

Previous post O internacional angolano Carlos Edilson Alcântara Morais, popularmente conhecido por Carlos Morais, é o novo reforço da equipa principal de Basquetebol do Interclube, afecto à Polícia Nacional de Angola.
Next post MINSA anuncia mais de um milhão de doses de vacinas contra cólera