
Liderança paterna baseada no amor e na solidariedade
Read Time:4 Minute, 19 Second
O país e as famílias precisam de um pai que tenha uma liderança não autoritária, mas um papel paternal baseado no amor e uma liderança que reflicta o carácter de Deus, considerou, terça-feira, em Luanda, o sacerdote católico Rufino Chitue.
Fonte : Jornal de Angola
Em declarações JA, por ocasião do Dia do Pai, que se celebra hoje, o padre disse que “o pai é aquele que, de facto, lidera a casa com responsabilidade, justiça e sabedoria, o educador espiritual e, por fim, aquele que orienta os filhos no caminho de Deus”.
O antigo estudante do Seminário Maior de Luanda explicou que, “na Bíblia, aprendemos muitas coisas e entre elas aquela que, de facto, dá ideia concreta da figura do pai, sendo aquele que transforma e fortalece os laços numa família”, tendo fundamentado que “não se trata apenas de um princípio que molda a família, mas contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e harmoniosa”.
Na visão do padre, o pai é o elo vital entre os ensinamentos de Deus e a sua aplicação no dia a dia da nossa sociedade.
Para a Igreja Católica, a celebração deste dia é feita na perspectiva de um pai providente a exemplo de São José, sendo a figura paterna vista como “um canal de bênção divina, responsável por criar um ambiente seguro, uma autoridade que incorpora cuidados, dedicação e empatia para a formação do carácter de cada filho no seio familiar”.
Impacto da ausência do pai
Para o sacerdote, a ausência do papel paternal pode gerar lares e famílias instáveis, tal como se tem estado a assistir na sociedade, razão pela qual importa destacar a relevância do papel do pai para o bem-estar da família.
“Quando o pai não está presente”, disse, “falta sempre alguma coisa. Os ensinamentos bíblicos mostram que a liderança do pai deve ser balanceada com humildade, reflectindo o coração de um servo”.
O sacerdote defendeu que não pode haver negligência no papel do pai, tendo adiantado que “quando há negligência, há uma falha familiar e podemos chamar até de transgressão espiritual”.
Na visão cristã, segundo o sacerdote, o pai é chamado a ser espiritual, é chamado a ser uma fortaleza e não apenas segurança física, mas, também, de protecção emocional.
Por meio da sua liderança, ele estabelece um padrão que os filhos seguirão por toda a vida.
Dedicatória aos pais
Por fim, o diocesano fez uma dedicatória aos pais, dizendo que “neste Dia do Pai, desejamos a todas as figuras que desempenham o papel paternal o melhor cuidado aos dependentes, o melhor acompanhamento para que tenhamos famílias sãs que, por sua vez, primem pela justiça e bem-estar de todos os membros do agregado familiar”
O Dia do Pai é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais.
Em Angola, a data é comemorada no dia 19 de Março e coincide com o dia de São José, santo popular da Igreja Católica, marido de Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
O conceito de pai é bastante amplo e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém.
Pode ser aplicado, também, a um pai adoptivo, um pai de criação ou um pai por afinidade.
Na sociedade, um pai tem a função de amar e educar uma criança, dando resposta às suas necessidades mais básicas, para que ocorra o seu saudável desenvolvimento quanto ao aspecto físico, emocional, psicológico e espiritual.
Estudos científicos mostram que a ausência do pai pode gerar consequências negativas, como problemas psicológicos e comportamentais. Por outro lado, um pai presente contribui, significativamente, no desenvolvimento emocional dos filhos. Essa relação afectiva facilita a capacidade de aprendizagem e a interacção social da criança.
Estudiosos consideram que a presença do pai é necessária na família, pois ele oferece o apoio moral e emocional à mãe, para que possa inserir na vida da criança o senso de ordem e autoridade. É ele quem dará auxílio no desenvolvimento da capacidade de socialização do filho, cabe ao pai transmitir aos filhos o senso de segurança e valores.
Destaca-se, igualmente, que o exemplo do pai é muito importante para o desenvolvimento saudável dos filhos, pois durante a adolescência os meninos buscarão uma identificação e as meninas auto-estima.
Origem da comemoração
Acredita-se que a criação da data se deve a uma americana chamada Sonora Smart Dodd, de Spokane, Washington, por volta de 1909. A ideia teria surgido enquanto ouvia um sermão no feriado do Dia das Mães, com o intuito de homenagear o seu pai. O Presidente dos EUA, Calvin Coolidge, deu o seu apoio público ao Dia dos Pais em 1924, porém, somente em 1972, o então Presidente Richard Nixon estabeleceu-o como Feriado Nacional.
Na tradição antiga, diz-se que a data teve origem na Babilónia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.
A celebração da data varia de país para país. Além de Angola, também celebram o Dia do Pai, no dia 19 de Março, Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Average Rating