
Quem está enviando ajuda para Mianmar?
Mianmar, uma das nações mais pobres da Ásia, ficou praticamente isolada do mundo por causa de seu governo militar durante quatro anos de guerra civil.
Fonte: CNN Internacional
Após o terremoto mortal de ontem, Min Aung Hlaing, líder do governo militar, declarou estado de emergência – e fez um raro apelo por ajuda em um “convite aberto a quaisquer organizações e nações dispostas a vir e ajudar as pessoas necessitadas em nosso país”.
China: Afirmando sua “profunda e duradoura amizade com Mianmar” após o terremoto, a China disse que uma equipe médica e de resgate de 37 membros foi o primeiro grupo internacional de resgate a chegar ao país na manhã de sábado. A equipe está equipada com 112 conjuntos de detectores de vida completos, sistemas de alerta precoce de terremotos, satélites portáteis, drones e outros materiais de socorro de emergência, acrescentou a CCTV.
Índia: Uma equipe médica de 118 pessoas está sendo enviada da Índia hoje e pousará na capital Naypydaw, indo para Mandalay, a cidade mais próxima do epicentro do terremoto . Uma equipe de busca e resgate também foi enviada esta manhã, junto com dois navios que transportavam ajuda, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia. Mais navios e voos que transportam ajuda para Mianmar devem seguir.
Rússia: Putin enviou suas “ mais profundas condolências ” ao governante militar do país, de acordo com a Tass, agência de notícias estatal da Rússia. A Rússia se comprometeu a enviar aviões carregados com suprimentos de socorro e pessoal.
EUA: O presidente Donald Trump descreveu o terremoto como “terrível” e prometeu que os EUA ajudariam Mianmar. “É realmente ruim, e nós ajudaremos. Já falamos com o país”, ele disse aos repórteres.
Outros países que enviaram ajuda incluem a União Europeia , que prometeu 2,5 milhões de euros (US$ 2,7 milhões) em ajuda emergencial inicial, assim como Coreia do Sul, Malásia e Cingapura .
Average Rating