Tanzânia: oposição rejeita vitória da presidente nas eleições marcadas por protestos violentos
O principal partido de oposição da Tanzânia rejeitou a vitória esmagadora da presidente Samia Suluhu Hassan em eleições que foram marcadas por protestos mortais. De acordo com a imprensa local, o partido Chadema, que foi impedido de participar da votação, descreveu os resultados como “completamente fabricados”.
Aquela força política na oposição alega ainda que o processo não foi uma “eleição genuína”.
Referir que dados apontam que Samia Hassan venceu a disputada eleição do país com mais de 97% dos votos, de acordo com os resultados oficiais anunciados no início do sábado.
Entretanto, os manifestantes irritados com a exclusão dos dois principais adversários do presidente, e o que grupos de direitos humanos disseram ser a prisão e sequestros de opositores, entraram em confronto com as forças de segurança por dias.
Aceitando o certificado de vencedor em Dodoma, a presidente Hassan criticou os manifestantes, descrevendo-os como “inaceitáveis, incivilizados e antipatrióticos”.
“Esta eleição foi um teste, não apenas da popularidade dos manifestos e da agenda de desenvolvimento dos partidos políticos, mas também da maturidade da democracia do país”, disse.
Enquanto, o Chadema descreveu as manifestações como prova de que os tanzanianos rejeitam o resultado da votação falha.
Relacionado
Mais noticias
Durante o seu discurso de tomada de posse, Adão de Almeida prometeu, ainda, agir, sempre, com equilíbrio e isenção com vista a respeitar e dignificar a Assembleia Nacional.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, foi considerada culpada por permitir o uso de força letal contra manifestantes. Um tribunal...
Trump discute com Pentágono opções para possível ação militar na Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se na sexta-feira com altos responsáveis do Pentágono na Casa Branca, para discutir...
Kinshasa acolhe 84ª sessão da União Parlamentar Africana na próxima semana
A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, acolhe, de 18 a 22 de Novembro de 2025, a...
Trabalhadores de concessionária do Porto do Lobito ameaçam greve
Centenas de trabalhadores da AGL, uma das concessionárias do Porto Comercial do Lobito, ameaçam paralisar as actividades, nos próximos dias,...
Zelensky aplicou sanções a empresário envolvido em caso de corrupção
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, impôs hoje sanções ao empresário Timur Mindich acusado de orquestrar um dos maiores escândalos de corrupção...
Após pedido de libertação, Nicolas Sarkozy já saiu da prisão
Nicolas Sarkozy já estará em casa depois de, esta manhã, o Tribunal de Paris ter aceitado o seu pedido de...
Average Rating