MININT diz ser falsa a informação sobre abandono de dirigente da ANATA na prisão
O Ministério do Interior, através do Serviço Penitenciário, reagiu esta terça-feira, 14, às informações que circulam nas redes sociais sobre a alegada negação de assistência médica ao vice-presidente da ANATA, Rodrigues Luciano Catimba, actualmente em prisão preventiva.
Em comunicado publicado na página do MININT, o órgão refuta as alegações, classificando-as como falsas e irresponsáveis, e assegura que não há qualquer registo de preocupação médica relacionada ao detido.
“As imagens postas a circular são falsas, assim como a alegação de que o cidadão teria sofrido maus-tratos. Estes actos têm como objectivo confundir a opinião pública e criar ódio contra as instituições do Estado”, lê-se na nota assinada pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.
O documento reitera que o Serviço Penitenciário dispõe de infra-estruturas sanitárias adequadas e que os reclusos têm acesso aos cuidados de saúde sempre que necessário, “tendo como escopo a garantia dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana”.
O caso ganhou destaque depois que imagens do dirigente da ANATA em aparente estado debilitado começaram a circular nas redes sociais, gerando ampla discussão pública sobre as condições de detenção e o tratamento dos presos em Angola.
Com o desmentido, o Ministério do Interior procura restabelecer a confiança nas instituições de custódia e reforçar que a protecção da integridade física dos reclusos é uma prioridade do sistema penitenciário.
About Post Author
Tibércio de Jesus Gonçalves
Relacionado
Mais noticias
Obras da barragem do Ndue atingem 98 por cento de execução física
As obras da barragem do Ndue na província do Cunene, atingiram 90 por cento de execução física com previsão de...
Luanda decreta tolerância de ponto na sexta-feira a partir das 12 horas
A província de Luanda vai observar na sexta-feira, 14, tolerância de ponto, a partir das 12 horas, com dispensa da...
Terras para fins agrícolas e reservas fundiárias do Estado alvo de ocupação ilegal no Bié
Na cidade e arredores do Cuito, província do Bié, multiplicam-se os casos de ocupação ilegal de terras para fins agrícolas...
Luanda acolhe hoje Culto Ecuménico em alusão aos 50 anos de Independência
O Estádio Nacional 11 de Novembro vai ser palco, este sábado, de um Culto Ecuménico em alusão ao jubileu dos...
Director Municipal da Educação em Mbanza Congo denuncia casos de assédio e abuso sexual nas escolas públicas
O Director Municipal da Educação em Mbanza Congo, província do Zaire, João Lemos, denunciou o registo recorrente de casos de...
Empresa gestora nega alagamentos na pista do novo aeroporto internacional
Em resposta a imagens postas a circular nas redes sociais sobre excesso de água na pista do Aeroporto Internacional Dr....
Average Rating