Hamas anuncia libertação de 20 reféns israelitas
O braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, anunciou hoje, 13, a libertação de 20 reféns detidos pelo grupo, no âmbito do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
A confirmação foi expressa por intermédio de um comunicado do grupo palestiniano, citado pela imprensa internacional.
“As Brigadas Al-Qassam e a resistência na Faixa de Gaza estão a libertar 20 prisioneiros mantidos pela resistência, como parte das medidas para implementar a primeira fase do plano de Trump para interromper a guerra na Faixa de Gaza”, afirmou o Hamas.
De acordo com a enfatização da organização, esta medida reafirma o seu compromisso com o cumprimento do acordo.
O Hamas destaca por outro lado “a importância do papel dos mediadores em forçar o inimigo sionista a respeitar as suas obrigações e a concluir a implementação de todas as disposições acordadas”.
Pelo menos sete dos reféns já estão nas mãos do exército de Israel, que os está a transferir para território israelita.
De acordo com o plano, os reféns serão entregues à Cruz Vermelha dentro do enclave palestiniano, que os transferirá para o exército israelita, que por sua vez os levará para a base militar de Reim, perto da fronteira com Gaza, já em território israelita, onde receberão cuidados médicos e poderão reunir-se com as suas famílias.
Está também prevista a entrega dos corpos de 28 reféns falecidos que permanecem em Gaza, embora não tenha sido confirmado se tal será feito em simultâneo, ou após o regresso dos sobreviventes, ou se ainda há corpos por encontrar que não possam ser entregues de imediato.
Relacionado
Mais noticias
Durante o seu discurso de tomada de posse, Adão de Almeida prometeu, ainda, agir, sempre, com equilíbrio e isenção com vista a respeitar e dignificar a Assembleia Nacional.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, foi considerada culpada por permitir o uso de força letal contra manifestantes. Um tribunal...
Trump discute com Pentágono opções para possível ação militar na Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se na sexta-feira com altos responsáveis do Pentágono na Casa Branca, para discutir...
Kinshasa acolhe 84ª sessão da União Parlamentar Africana na próxima semana
A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, acolhe, de 18 a 22 de Novembro de 2025, a...
Trabalhadores de concessionária do Porto do Lobito ameaçam greve
Centenas de trabalhadores da AGL, uma das concessionárias do Porto Comercial do Lobito, ameaçam paralisar as actividades, nos próximos dias,...
Zelensky aplicou sanções a empresário envolvido em caso de corrupção
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, impôs hoje sanções ao empresário Timur Mindich acusado de orquestrar um dos maiores escândalos de corrupção...
Após pedido de libertação, Nicolas Sarkozy já saiu da prisão
Nicolas Sarkozy já estará em casa depois de, esta manhã, o Tribunal de Paris ter aceitado o seu pedido de...
Average Rating