União Africana envia delegação de alto nível à República de Madagáscar
Em coordenação com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, vai enviar uma delegação de anciãos à República de Madagáscar, a Comissão da União Africana (CUA) também enviará membros do Painel de Sábios e um Enviado Especial a Antananarivo nos próximos dias.
A informação consta de um comunicado emitido esta quinta-feira, 16, em que a organização informa que tal decisão foi tomada após reuniões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS), realizadas em 14 e 15 de Outubro de 2025.
“O Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Mahmoud Ali Youssouf, ressalta a urgência de esforços diplomáticos concertados para promover um diálogo genuíno e construtivo entre as partes interessadas malgaxes, incluindo autoridades, partidos políticos, sociedade civil, representantes da juventude e outros actores, com vistas a facilitar um retorno pacífico à ordem democrática constitucional”, diz o comunicado da União Africana, que realça que o envio imediato de uma delegação de alto nível ao Madagáscar decorre sob “os bons ofícios do Presidente da União Africana, Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço”.
De acordo com a nota, “esses compromissos diplomáticos liderados pela UA visam apoiar o lançamento de um diálogo e consultas nacionais inclusivos, de propriedade malgaxe e liderados por civis, propícios à restauração da estabilidade, ao fortalecimento da coesão social e à manutenção da governança constitucional”.
Recordar que o novo governante militar de Madagáscar, Michael Randrianirina, disse esta quarta-feira, 15, que em breve será empossado como presidente daquele país situado na costa sudeste de África.
Rajoelina, que sofreu impeachment por legisladores depois de fugir para o exterior durante o fim-de-semana, condenou a tomada e se recusou a renunciar, apesar das manifestações exigindo a sua renúncia e deserções generalizadas nas forças de segurança.
União Africana envia delegação de alto nível para envolver as partes interessadas nacionais na República de Madagascar rumo à restauração da ordem constitucional
De acordo com as decisões adotadas pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS) em suas 1305ª e 1306ª reuniões realizadas em 14 e 15 de outubro de 2025, respectivamente, sobre a situação na República de Madagascar, o Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Sua Excelência Mahmoud Ali Youssouf, ressalta a urgência de esforços diplomáticos concertados para promover um diálogo genuíno e construtivo entre as partes interessadas malgaxes, incluindo autoridades, partidos políticos, sociedade civil, representantes da juventude e outros atores, com vistas a facilitar um retorno pacífico à ordem democrática constitucional.
Sob os bons ofícios do Presidente da União Africana, Sua Excelência o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, da República de Angola, a Comissão da União Africana enviará imediatamente uma Delegação de Alto Nível à República de Madagáscar. Em coordenação com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Comissão também enviará membros do Painel de Sábios e um Enviado Especial a Antananarivo nos próximos dias.
Esses compromissos diplomáticos liderados pela UA visam apoiar o lançamento de um diálogo e consultas nacionais inclusivos, de propriedade malgaxe e liderados por civis, propícios à restauração da estabilidade, ao fortalecimento da coesão social e à manutenção da governança constitucional.
O Presidente da Comissão reafirma a solidariedade inabalável da União Africana com o povo de Madagascar em suas legítimas aspirações por boa governança, democracia, desenvolvimento sustentável e prosperidade. Ele também apela a todas as partes interessadas malgaxes para que se empenhem, de boa-fé, num espírito de compromisso e unidade nacional, em prol de uma resolução pacífica e consensual da atual situação política.
Average Rating