Israel reabre passagem de Kerem Shalom para ajuda humanitária a Gaza
A passagem de Kerem Shalom, entre Israel e a Faixa de Gaza, foi hoje reaberta após uma série de ataques israelitas ao território palestiniano ter suspendido no domingo a entrada de ajuda humanitária aos palestinianos.
Segundo anunciaram as autoridades de segurança israelitas, Kerem Shalom foi reaberta “em total conformidade com o acordo” de cessar-fogo, em vigor desde 10 de outubro.
No domingo, Israel anunciou a suspensão da entrada de ajuda humanitária em Gaza “até novas ordens”, acusando o Hamas de violar o cessar-fogo, o que o grupo islamita negou.
“A entrada de camiões foi temporariamente suspensa” depois de o exército israelita ter bombardeado militantes de Gaza na zona de Rafah, em resposta ao “disparo de um míssil antitanque e tiros contra as tropas” israelitas na zona, avançou no domingo a organização Crescente Vermelho Egípcio.
O Governo israelita decidiu, na noite de domingo, restabelecer o acesso de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, após o fim dos bombardeamentos, embora a passagem fronteiriça de Rafah, que liga diretamente Gaza ao Egito, permaneça encerrada até que o Hamas devolva os corpos dos 16 reféns que ainda detém.
Durante o cessar-fogo anterior, em vigor entre 19 de janeiro e 18 de março deste ano, Israel manteve um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza durante 11 semanas, tendo o acesso sido restabelecido apenas a 19 de maio.
Segundo dados da ONU, mais de dois milhões de habitantes de Gaza continuam dependentes de ajuda externa para sobreviver, num território devastado por dois anos de guerra e sucessivas restrições impostas por Israel.
About Post Author
Tibércio de Jesus Gonçalves
Relacionado
Mais noticias
Durante o seu discurso de tomada de posse, Adão de Almeida prometeu, ainda, agir, sempre, com equilíbrio e isenção com vista a respeitar e dignificar a Assembleia Nacional.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, foi considerada culpada por permitir o uso de força letal contra manifestantes. Um tribunal...
Trump discute com Pentágono opções para possível ação militar na Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se na sexta-feira com altos responsáveis do Pentágono na Casa Branca, para discutir...
Kinshasa acolhe 84ª sessão da União Parlamentar Africana na próxima semana
A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, acolhe, de 18 a 22 de Novembro de 2025, a...
Trabalhadores de concessionária do Porto do Lobito ameaçam greve
Centenas de trabalhadores da AGL, uma das concessionárias do Porto Comercial do Lobito, ameaçam paralisar as actividades, nos próximos dias,...
Zelensky aplicou sanções a empresário envolvido em caso de corrupção
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, impôs hoje sanções ao empresário Timur Mindich acusado de orquestrar um dos maiores escândalos de corrupção...
Após pedido de libertação, Nicolas Sarkozy já saiu da prisão
Nicolas Sarkozy já estará em casa depois de, esta manhã, o Tribunal de Paris ter aceitado o seu pedido de...
Average Rating